Há cerca de 10 anos atrás descobri na colagem criativa uma forma de me expressar e de explorar a minha criatividade, e hoje em dia sou considerada uma referência na área.
Em 2022, e com uma proposta de intervenção na comunidade através das colagens, venci a 1ª edição do concurso NO! DIZ NÃO HÁ VIOLÊNCIA, uma iniciativa no âmbito do projeto NO! DIZ NÃO À VIOLÊNCIA, que faz parte do Programa de Conciliação e Igualdade de Género financiado pelo EEA Grants. Em 2023 fiz parte do júri da 2ª edição daquele concurso.
Como gosto muito de partilhar aquilo que aprendi e de motivar outros a explorar a sua criatividade, decidi criar workshops e formações em escrita e colagens, nos quais todos são incentivados a expressarem-se de forma livre, autêntica e (quase!) sem limites.
De que forma fazer colagens contribui para o bem-estar?
-
A colagem criativa é uma forma de expressão artística que estimula a criatividade e a imaginação, permitindo explorar ideias e conceitos de uma forma diferente e única;
-
É uma atividade mindfulness que ajuda a melhorar o foco e a concentração, ao mesmo tempo que ajuda a descontrair, a reduzir a ansiedade e stress do dia a dia;
-
Estimula a autoexpressão e a autoconsciência, permitindo expressar emoções, pensamentos e ideias de uma forma visual;
-
Promove a reciclagem e a sustentabilidade.
Sabia que...
A colagem é uma técnica artística que consiste na composição de imagens através da justaposição, sobreposição ou coordenação de diferentes elementos que podem ser recortes de revistas, jornais, fotografias, tecidos, papéis vários, entre outros materiais. Em contexto das artes plásticas, o termo collage (em francês) foi usado pela primeira vez por Pablo Picasso e George Braque, os percursores desta técnica. Mais tarde, juntar-se-lhes-ia Henri Matisse, o artista que mais se destacou nesta área.